sexta-feira, 3 de junho de 2016

Jesus a videira verdadeira


   Antes de falar da videira verdadeira quero falar um pouco dessa fruta deliciosa que é a uva. Quando nos deliciamos saboreando uma boa uva, ou fazendo uso de produtos derivados desse fruto delicioso, não imaginamos o processo pelo qual ele passou para poder ser um fruto de boa qualidade.
  O processo de vitivinicultura ou a atividade que envolve o cultivo das vinhas e o fabrico de vinho, não é nada fácil, e se da em 6 etapas: 
   1. Brotação : primeiro sinais que a videira está brotando, e já começaram os tratamentos contra pestes e fungos indesejados.
   2. Crescimento dos brotos e das folhas: começa o treinamento para videira crescer de forma correta.
   3. Flores e frutos: aqui cada uma florzinha irá virar uva, importante nessa fase é ter o minimo de sol e de chuva.
   4. Véraison ou Maturação : Nesta as uvas nascem e estarão em processo de maturação de sabor, acides tanino etc. uma videira não pode crescer vigorosamente, ou seja conter muitas folhas e galhos indesejados, precisa se concentrar na formação e maturação da uva
   5. colheita: a chuva é um perigo, as uvas levam de 4 a 5 meses para ficar no ponto, e a água dilui os sabores e açúcares. 

   6. Dormência : um ano basicamente se passou e agora a vinha precisa de descanso, pois trabalhou vigorosamente na produção de uvas. Nesta faze é feita a manutenção dessas vinhas.

 Todo esse processo é monitorado diariamente, e com olhos bem atentos. Qualquer deslise ou surpresa da natureza pode influenciar no produto final.


  No Antigo Testamento, Israel é retratado como a videira que   Deus tirou do Egito e plantou numa nova terra, mas que muitas vezes havia deixado de dar os bons frutos que Deus esperava. (Is. 5.1-7) " ... Ele espera que desse uvas boas, mas deu uvas bravas." ou ruins, azedas, sem qualidade alguma. Ou seja a vinha planta por Deus não produziu o fruto que Ele esperava. Jesus é a videira real, que cumpriu o propósito  de Deus onde Israel havia falhado e que criou um novo Israel ( os "ramos" que são aqueles que crêem nele).

  Em João 15.1 Jesus  diz: " Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.Todo ramo que estando em mim não der fruto, ele o corta; e todo o que da fruto limpa, para que produza mais fruto." Assim como  todo o povo de Israel  descende dos patriarcas, a nova geração do povo de Deus é apresentada aqui como descendência de Cristo, organicamente ligada a Ele, como ramo que nascem na videira.


  Cada ramo de uma videira sai diretamente do tronco principal. Quando os ramos são cortados, aqueles que deram fruto são podados a uma distancia de 3 a 6 cm do tronco. Eles permanecem no tronco durante o ano á medida que ele cresce aos eu redor. Então os ramos brotam rapidamente e voltam a dar frutos. Os que não dão frutos são cortados pela base e só servem para fazer fogo.

    
   Sendo ramos ligados ao tronco da videira Jesus, só poderemos dar bons frutos se estivermos ligados diretamente nele ou em outras palavras, tendo uma comunhão intima e constante com Ele" permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim não podeis dar,  se não permanecerdes em mim." A condição de sermos um ramos frutífero é estarmos ligados em plena comunhão com o Jesus.

  " Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça... (Jo 15.16)" Foi Jesus que começou um relacionamento com seus discípulos, e logo após  Ele os comissionou para que dessem frutos.


   O processo de vitivinicultura não é nada fácil, na brotação é preciso tratar pestes e fungos indesejados, no crescimento dos brotos e das folhas é preciso uma forma correta de crescimento,cuidado preciso na hora que nascem os primeiros frutos, na fase da maturação, da colheita e dormência. De igual modo também acontece na nossa vida espiritual, precisamos desse mesmo processo para produzirmos bons frutos na videira verdadeira. E sermos monitorados pelos olhos do agricultor divino, que com o seu cuidado e misericórdia tem  nos protegido dos maus tempos e das pragas dessa vida.

   















Nenhum comentário:

Postar um comentário