sábado, 28 de maio de 2016

Contadores de histórias - a tradição oral


   A historia do povo de Deus no Antigo testamento começa com Abraão em Gn 12. Porém as histórias sobre Abraão e os outros patriarcas que o seguiam - Isaque e Jacó - são contadas em Gênesis como uma retrospectiva. Lemos sobre o chamado de Abraão para pôr-se a caminho da terra prometida pela fé a partir da posição fixa da chegada de Israel na terra prometida. As histórias são contadas como se - através dos olhos de Moisés - Israel  estivesse relembrando sua pré-história.
   Isto levanta a questão de como Moisés - ou a pessoa que escreveu Gênesis - sabia sobre os eventos que aconteceram pelo menos 600 anos antes da sua época. Sem negar que Moisés tenha sido inspirado por Deus, podemos imaginar que ele possuía algumas fontes escritas a partir das quais formulou o registro. No entanto, não evidencias delas. Na realidade, é improvável  que um povo nômade se preocupasse com leitura, escrita e preservação de registros. A questão da sobrevivência era mais imediata.
   Agora se conhece, mais apropriadamente, que as histórias em Gênesis vêm de fontes orais que circulavam entre o povo, isto é, histórias sobre os patriarcas foram transmitidas verbalmente de uma geração a outra, por meio de contos populares, até o ponto em que esta tradição viva também se desenvolveu em uma tradição escrita.
   Estudiosos da área da crítica da forma identificaram a influencia da tradição oral que subjaz a várias partes da Bíblia. No Antigo testamento estas incluem principalmente os livros de Gênesis, Êxodo, Josué e os livros de Samuel. No Novo Testamento, a tradição oral influenciou especialmente os Evangelhos.
   
Histórias de viajantes
   As histórias  que foram escritas a parti de fontes orais têm uma características particular e é importante levar isso em conta quando se trata de interpretar essas histórias.

* Não podemos saber onde e quando elas se originaram. A forma e o conteúdo de uma história podem mudar à medida que é encontrada. Portanto, estas narrativas nãos ão material adequado para reconstruir uma história detalhada e precisa.
* As histórias são adaptadas para as necessidades ou situações dos ouvintes. As narrativas relacionadas com os patriarcas preocupam-se com as promessas da terra, rivalidades entre famílias, o anseio por descendentes e a correspondente necessidade de proteger a mulher do patriarca - preocupações importantes para um povo migratório. Portanto, é relevante perguntar: "Como esta história pode ser adaptada à minha situação? , que pode ser bem diferente.
* As histórias são contadas para ensinar uma lição. Em geral, uma lição moral, para avivar ou inspirar. por exemplo, a história da obediência de Abraão, quando foi solicitado a oferecer Isaque em sacrifício a (Gn 2), é contada de forma a inspirar o povo de Israel a ter, em relação a Deus, a mesma dedicação e fidelidade que caracterizaram o patriarca.
* Os temas das histórias orais seguem padrões e temas típicos. Cada cultura tem gêneros características de narrativas populares ( os brasileiros contam piadas sobre portugueses e vice-versa, os alemães narram e moças pobres ) existem também gêneros específicos de narrativas bíblicas. Um tema recorrente é o do herói de que deixa seu lar e mais tarde retorna com uma fortuna: Jacó foge de seu irmão Esaú e retorna com esposas e riquezas ( Gn 27-35), José é banido pelos irmãos, porém mais tarde reina sobre eles (Gn37 -45). A importância destas histórias não esta no tema em si, mas na maneira sutil em que o tema é usado e adaptado para ensinar uma lição.

A arte do contador de histórias

   As histórias que são contadas (parábolas, por exemplo) são diferentes das histórias que são escritas para serem lidas (tais como romances). Para terem efeitos, elas devem prender a tenção dos ouvintes. Podemos identificar algumas técnicas de narração nas parábolas de Jesus.

*  Inversão - O tema do herói deixando o lar e retornando com uma fortuna é invertido na parábola do filho pródigo ( Lc 15. 11-32). Isto ocasiona um final surpreendente.
* Repetição - Na parábola dos lavradores maus (Lc 20.9-16), o dono da vinha manda três empregados para receber a sua parte Isto ajuda a aumentar a tensão e antecipar o clímax quando - finalmente o dono envia seu filho.
*  Concisão - O detalha narrativo de uma história oral é conciso, dando asas à imaginação dos ouvintes. Diante disso, aquilo que é narrado - o nome de um personagem ou a cor de uma roupa ( o homem rico que se vestia de purpura e um pobre chamado Lázaro - Lc 16. 19-20) tem grande significado.
* Discurso direto -  O enredo de uma parábola frequentemente  se desenrola por meio do uso do discurso direto. Na parábola da viúva  persistente, ouvimos não só os apelos da viúva, mas também os resmungos secretos do Juiz iníquo ( Lc 18. 1-8).
* Linguagem - Para que as histórias causem impacto, sua linguagem deve ser vívida e concreta, chegando até ao exagero. A intenção não é necessariamente que esses detalhes sejam levados ao pé da letra.;

Podemos confiar na tradição oral?

   Entender as origens prováveis do material bíblico nos ajuda a sermos sábios no modo de lê-los e usá-lo. Por exemplo, embora possa ser  imprudente tentar reconstruir a história primitiva de Israel a partir das histórias em Gênesis, é altamente adequado usar as mesmas histórias como exemplo de fidelidade (e infidelidade). Elas exprimem verdades que provaram ser reveladoras e instrutivas para inúmeras gerações que as seguiam, valorizaram e passaram adiante.
   Além disso, pessoas que fazem parte de culturas onde predomina a oralidade têm uma memoria mais confiável  do que nós, que dependemos de arquivos e computadores, Os israelitas, principalmente, empenhavam-se na preservação de histórias. Eles valorizavam o dom da memória - desenvolvendo técnicas sofisticadas de memorização - e assumiram a tarefa de recontar ás novas gerações  as histórias a respeito daquilo que o Deus fiel havia feito no passado: " portanto tenham cuidado e sejam fiéis para que nunca esqueçam as coisas que viram. E contem aos seu filhos e netos"( Dt 4.9; veja também 5.1; 6.7).

    
Fonte: Manual Bíblico SSB


















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