quarta-feira, 25 de maio de 2016

OS ESCRIBAS




   O Israel antigo vivia num mundo que não dependia apenas da tradição oral. se somos herdeiros da Bíblia, em particular do Antigo Testamento, isso se deve unicamente ao fato de terem existido gerações de escribas judeus que copiaram e recopiaram partes das Escrituras durantes mais de 1.500 anos.
   O alfabeto já existia na terra de Canaã quando os israelitas se tornaram uma nação. isso lhes possibilitou uma forma simples de fazer o registro de revelações divinas, tradições orais e acontecimentos históricos.
   Os textos hebraicos mais antigos já encontrados datam do século 9 a.C., embora seja bastante provável que gerações anteriores de escribas também escreveram usando o alfabeto.
   
A PALAVRA ESCRITA

  Embora muito tenha sido contado verbalmente e passado adiante de geração a geração através do relato oral (por exemplo Êx 13. 14-15), a existência da escrita significa que havia algo que permitia que se conferisse o que estava sendo contado.
   A escrita tem um impacto significativo numa cultura predominantemente oral.

ELA CONFERE AUTORIDADE

   - A escrita dá poder às palavras de uma forma que as torna diferentes da palavra falada. Uma vez escrita, a lei podia ser preservada e continuar inalterada durante séculos. assim ela se tornou uma fonte com autoridade.

ELA DÁ ACESSIBILIDADE

Um trecho escrito pode ser copiado inúmeras vezes, e até colocado nos batentes das portas da casa (Dt 6.9; 11.20). Enquanto os textos originais da lei eram mantidos em segurança na arca, era possível fazer cópias que podiam ser consultadas por pessoas que tinham perguntas ou dúvidas.


ELA POSSIBILITA PRECISÃO

- As palavras de um profeta podiam ser escritas no dia a dia em que foram pronunciadas, e guardadas para verificação posterior (Dt 18.22). Registros sobre reis, seus programas de ação e acontecimentos e mais tarde usados como fontes pelos historiadores bíblicos. (1Rs 11.41; 2Rs 23.28)


ESCRIBAS COMO ESCRITORES


   Literalmente, um escriba no hebraico, sopher - é qualquer pessoa que escreve. Embora qualquer pessoa com força de vontade pudesse aprender a ler e até mesmo escrever hebraico sem muito esforço, o termo normalmente é usado para descrever um grupo designado de pessoas que cumpriram a tarefe especial de escrever e copiar os registro históricos e sagrados de Israel.
   Mais tarde por volta do segundo século a.C. "os escribas" se tornaram um partido politico distinto formado por uma classe de pessoas altamente instruídas, afiliadas aos fariseus.
   
Fonte: Manual Bíblico SBB


Deus te abençoe em nome de Jesus

   




Deixe o seu comentário 


Nenhum comentário:

Postar um comentário